Ergonomia no Home Office
O que é Ergonomia? Para que serve?
A IEA (Associação Internacional de Ergonomia) define Ergonomia como “A disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.”. O objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho, proporcionando mais conforto e bem-estar.
A Ergonomia contribui não só para a melhoria da postura e a evitar doenças ocupacionais, mas também influencia na produtividade e na qualidade de vida do colaborador.
Riscos Ergonômicos
O Home Office tem muitas vantagens, porém alguns pontos, se ignorados, podem afetar nossa saúde e bem-estar, como os aspectos ergonômicos.
Além dos problemas de saúde que podem surgir, como L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo), dores nas costas e no pescoço, dores de cabeça, e problemas emocionais como estresse e ansiedade, ainda teremos como consequência a baixa produtividade.
Portanto, ao estabelecer o home office, é importante pensar na ergonomia envolvida em seu trabalho. Na maioria dos casos as soluções são simples e facilmente aplicáveis.
Dicas de ergonomia no Home Office
Espaço apropriado
Nada de trabalhar no sofá com a TV ligada ou na cama. Tenha um espaço apropriado para a realização do seu trabalho. Dê preferência a um local reservado, com a iluminação e ventilação natural. Cuidado com o posicionamento da mesa e do monitor, para que a luz natural não reflita diretamente na tela, pois isso causará desconforto e até fadiga visual. Se não for possível a iluminação natural, invista em luminárias.
Móveis confortáveis
Além do espaço e iluminação, é importante escolher móveis que lhe trarão conforto. Dê atenção à altura e à distância dos utensílios. A cadeira deve permitir que seus joelhos e quadris fiquem em um ângulo de 90º. Os pés precisam encostar no chão. Evite estofados quentes e pesados, pois, além de aumentarem a sensação de calor, o suor incomoda bastante. Algodão, lycra e nylon costumam ser bem-vindos.
A altura da mesa também é importante, mas ela vai variar de acordo com a estatura da pessoa. Caso haja a utilização de notebook, um suporte é necessário na maioria das vezes.
Pausas e Alogamentos
As pausas são essenciais tanto para que a atividade seja mais produtiva quanto para evitar dores indesejadas. Intervalos de 5 e 10 minutos a cada 2h são suficientes. Ande um pouco pela casa, tome água, descanse a vista.
Antes, durante e depois do expediente, é importante realizar alguns exercícios de alongamento, pois isso permite que o corpo tolere a postura de trabalho. Pequenos movimentos vão estimular a circulação.
Atividades Físicas
A prática de atividades físicas, mesmo em casa, é super indicado. Não só como remédio para o corpo, mas também para a mente, evitando problemas como estresse e ansiedade. Faça exercícios leves, relaxantes. Se possível, tenha o acompanhamento de um profissional.
Se você está a procura de ferramentas para melhorar a comunicação e a produtividade da sua equipe, clique aqui.
Existem diversas ferramentas que podem contribuir para a adaptação tanto das lideranças, quanto das equipes ao trabalho Home Office, uma delas é o Time Web. O Time Web é um software de Gestão de Produtividade, que possui diversas ferramentas para facilitar a comunicação e a gestão de equipes. Esse software é utilizado para simplificar a gestão do trabalho Home Office. Para quem deseja conhecer melhor suas funcionalidades, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.
Veja mais: