Trabalho Remoto, Externo e Autônomo
Trabalho Remoto, Home Office, Teletrabalho
Apesar da tradução de Home Office ser escritório em casa, ele é definido de forma mais abrangente. Pela lei 13.467 é considerado trabalho remoto todo serviço preponderantemente prestado fora das dependências do empregador, por meio de tecnologias de informação e de comunicação. Assim, o local de trabalho do Home Office não precisa necessariamente ser a sua casa, o trabalho home office pode ser realizado em cafés, hotéis, aeroportos, desde que não seja nas instalações da empresa. Na lei, o home office é chamado de Teletrabalho
As pessoas que trabalham em home office seguindo o regime de contratação CLT têm praticamente os mesmos direitos e deveres dos funcionários que trabalham internamente nas empresas e estão contratados pela CLT, como férias, 13º salário, recolhimento do FGTS.
Do mesmo modo, se aplicam ao trabalhador remoto os mesmos cuidados em relação à saúde e segurança do trabalho que se dedicam aos empregados tradicionais. O empregador deve zelar pelas corretas condições de trabalho no local utilizado pelo empregador remoto, tais como luminosidade, ergonomia, ventilação, etc. Para isso o empregador pode assegurar-se das condições pré-existentes no local em que o trabalho será desenvolvido, promover treinamentos, e até mesmo prover ao empregado remoto itens de uso para o trabalho, como cadeira, mesa, e outros utensílios; ainda que o trabalho seja realizado da residência do empregado.
Saiba mais sobre os Direitos e Deveres no Home Office, clique aqui.
Trabalho Externo
O trabalho externo é aquele que não tem como ser realizado da empresa, devido a própria natureza do trabalho, como instalação de antenas de TV e entregadores, motoristas profissionais, eletricistas ou colaboradores que passam os dias visitando clientes, como uma equipe de vendedores externos.
O simples fato de o trabalhador exercer suas atividades fora das dependências da empresa não exclui por si só a possibilidade de controle de jornada.
Trabalho Autônomo
O trabalhador autônomo é aquele que exerce sua atividade profissional por conta própria, sua atuação não possuiu subordinação a um empregador.
Um trabalhador autônomo que trabalha remotamente, não se enquadra no teletrabalho, pois ele pode trabalhar quando, onde e como quiser.
Existem diversas ferramentas que podem contribuir para a adaptação ao trabalho Home Office, uma delas é o Time Web. O Time Web é um software de Gestão de Equipe, que possui diversas ferramentas para facilitar a comunicação e a gestão do tempo e da produtividade. Ele permite o controle de metas e métricas, atribuição de atividades e geração de relatórios automáticos. Esse software é utilizado para simplificar a gestão do trabalho Home Office. Para quem deseja conhecer melhor suas funcionalidades, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.
Veja mais:
Direitos e Deveres no Home Office
Direitos Trabalhistas no Home Office
Responsabilidade pelo fornecimento dos equipamentos para o Home Office