Disciplina no Home Office
Importância da Disciplina
A disciplina é necessária em todas as áreas da nossa vida, seja pessoal, social, profissional. Desde a infância já lidamos com ela, seja em casa, na escola. Afinal, sem disciplina não é possível alcançar os objetivos (profissionais ou pessoais) e manter o convívio social. Existem provas científicas de que a única forma de se criar hábitos é através da repetição desse novo hábito por um período determinado, e para que isso aconteça a sua disciplina será fundamental.
Para que o home office seja realmente eficaz, ser disciplinado com seu trabalho é essencial. Afinal, as demandas do trabalho continuarão existindo e você precisará atendê-las. Dificilmente uma empresa irá manter um funcionário trabalhando em casa para produzir muito menos do que produzia antes. Por outro lado, o funcionário não ficará satisfeito se tiver que trabalhar muitas horas a mais para produzir o que produzia antes.
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Dicas para manter a disciplina no Home Office
Espaço reservado e organizado
O espaço determinado para ser o local de trabalho na sua casa é fator importante para que você consiga se manter concentrado em seus afazeres. O ideal é que ele seja reservado, se possível, opte por um cômodo exclusivo para essa função, que seja iluminado e ventilado. Afinal, trabalhar na mesa de jantar onde todos fazem as refeições, passam a todo instante, com toda certeza te fará perder o foco a todo instante. Da mesma forma, trabalhar em um ambiente abafado e escuro também afetará sua produtividade, podendo até causar problemas em sua saúde.
A organização do ambiente também influenciará em sua disciplina. Tenha por perto apenas o que é preciso para realizar suas atividades. Mantenha sua mesa organizada, não deixe papéis jogados. Fique longe das distrações, como as redes sociais, TV entre outros.
Manter uma rotina
Como falado anteriormente, rotina e disciplina sempre caminham juntas. Por isso, manter uma rotina diária durante o home office contribuirá positivamente para o bom andamento do seu dia de trabalho. Assim, acorde no mesmo horário, tenha tempo para o café ou o banho, troque de roupa, em resumo aja como se você estivesse que se deslocar até o seu trabalho. Separe os horário de intervalo e descanso, as pausas também são importantes para que você mantenha sua produtividade. E da mesma forma, evite trabalhar horas a mais do que o seu expediente.
Planeje os seus dias, definindo quais são as atividades, quais as prioridades, o que você faz em menos tempo, o que demanda mais tempo. Hoje em dia há muitas opções de ferramentas que ajudam nessa gestão, tanto ferramentas pagas quanto gratuitas.
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Comunicação objetiva
A comunicação durante o home office deve ser a mais objetiva e clara possível, seja a comunicação entre líderes e a equipe ou entre os membros da equipe. Sem dúvida a comunicação é muito importante para o bom andamento das atividades, porém ela deve ter um objetivo certo. O compartilhamento de informação não só sobre as atividades do trabalho, mas também sobre os desafios e problemas encontrados é interessante, mas deve ser tratado também em momentos apropriados.
A mesma coisa vale para quando você não mora sozinho. Explique às pessoas que moram com você qual é o seu horário de trabalho, que você não deve ser interrompido, que evitem barulho, peça a colaboração de todos. Se surgir questões pessoais para serem resolvidas enquanto você está trabalhando, sempre que possível, deixe para depois, mas se não for possível, seja breve e objetivo.
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Alinhamento de metas
O alinhamento entre gestor e colaborador sobre as atividades, prazos e prioridades é de grande importância. As metas precisam estar bem claras e ser combinadas entre liderança e empregado. Além disso, as metas devem ser definidas para que sejam possíveis de serem atingidas durante o horário do expediente. Nesses momentos atípicos, é preciso que a liderança seja compreensiva com imprevistos e dificuldades que possam surgir e esteja disposta a tentar ajudar a solucionar os problemas encontrados.
Existem diversas ferramentas que podem contribuir para a adaptação tanto das lideranças, quanto das equipes ao trabalho Home Office, uma delas é o Time Web. O Time Web é um software de Gestão de Produtividade, que possui diversas ferramentas para facilitar a comunicação e a gestão de equipes. Esse software é utilizado para simplificar a gestão do trabalho Home Office. Para quem deseja conhecer melhor suas funcionalidades, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.
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