Produtividade no Home Office
Desafios do Home Office
Trabalhar em casa traz uma comodidade muito grande, não ter que perder tempo de deslocamento, enfrentar o trânsito é realmente incrível, porém nem só de vantagens o home office é sustentado. Há desafios que devem ser superados, como a comunicação entre a equipe, que pode ser afetada e também a produtividade.
Durante o trabalho home office, as distrações ficam muito mais próximas e de fácil acesso. Se você se deixar levar por elas, logo o seu desempenho será afetado, com isso, a sua produtividade despencará. Para se manter concentrado em seu trabalho, é preciso estar longe dessas distrações. Afinal, para que o home office seja viável, ele precisa trazer resultados satisfatórios e não ser um problema.
Dicas para manter a produtividade no Home Office
Separamos algumas dicas para que você se mantenha concentrado e continue produzindo resultados, mesmo em home office.
Escolha um local de trabalho condizente
Para se manter o mais longe possível das distrações, é importante escolher um ambiente para home office com carinho. Trabalhar na cama, não só te trará dores, afetando o seu desempenho, como dificultará ainda mais o processo de adaptação do seu cérebro para que ele entenda, que mesmo em casa, aquele horário é de trabalho e não de descanso. Por isso é importante determinar um local para ser o seu home office.
Dê preferência a um local reservado e exclusivo para o serviço, com mesa e cadeira confortáveis. Esse ambiente deve ser iluminado e ventilado. Se não for, invista em luminárias e ventilador ou ar condicionado. Isso deixará o ambiente agradável para que você possa trabalhar tranquilo.
Mantenha uma Rotina
Em complementação a escolha do ambiente, manter uma rotina também ajudará o seu cérebro a entender mais rápido esse novo momento. Mesmo que você esteja em casa e possa dormir alguns minutos, ter horários te ajudará a manter a sua produtividade. Por isso, tenha horário para começar o trabalho, para terminar, para as refeições, etc. Dentro do possível, mantenha também seus “rituais” antes e depois do trabalho, banho, café, jornal. Mesmo estando em casa, se arrume para o trabalho, troque de roupa, arrume o cabelo.Se não pode mexer no celular no escritório, mantenha as mesmas regras em casa.
Planeje o Dia
Planejar o que precisa ser feito também pode ajudar você e sua equipe. Dividir melhor as atividades, estabelecer prioridades e prazos facilita essa gestão. Nesse momento, contar com as ferramentas de gestão de equipes pode ser bem eficaz. Facilmente saber em que pé está algum projeto, se está dentro das datas planejadas ajudará a manter o fluxo das atividades.
Tenha um planejamento completo das suas tarefas e uma organização da sua agenda. Comece o dia sempre pela atividade mais complexa ou mais importante. Evite deixar as tarefas mais complexas por último, pois você estará mais cansado e poderá ter mais dificuldade para realizá-las.
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Programe Intervalos
Ter disciplina e obedecer ao horário de pausa regulará sua rotina. Procure trabalhar de 1 a 2 horas focado no que está fazendo. Nesse período evite checar e-mails, olhar o celular ou as redes sociais, assim você conseguirá concluir com mais facilidade as tarefas do seu dia. Mas também faça intervalos, 10 a 15 minutos é o suficiente para manter o rendimento. Durante os intervalos caminhe um pouco pela casa, tome um café, olhe o celular.
Mantenha a Organização
Muitos podem relacionar o trabalho em casa com informalidade e desorganização, porém a organização do seu ambiente de trabalho, mesmo em casa, faz diferença na sua concentração e no aumento de sua produtividade. A mesa de trabalho deve estar sempre limpa e organizada. Livre-se diariamente do lixo e evite acumular papéis e deixar objetos espalhados pela superfície de trabalho. Documentos importantes e itens que influenciam diretamente na sua produção devem ser armazenados em armários e gavetas. Evite misturar itens de uso pessoal com os de uso profissional.
Existem diversas ferramentas que podem contribuir para a adaptação tanto das lideranças, quanto das equipes ao trabalho Home Office, uma delas é o Time Web. O Time Web é um software de Gestão de Produtividade, que possui diversas ferramentas para facilitar a comunicação e a gestão de equipes. Esse software é utilizado para simplificar a gestão do trabalho Home Office. Para quem deseja conhecer melhor suas funcionalidades, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.
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