Controle de Jornada no Home Office
O que diz a Lei?
O controle da jornada no trabalho home office merece uma certa atenção por parte da organização. É necessário que se faça uma gestão adequada desse assunto para evitar problemas como possíveis processos trabalhistas, custos não programados com horas extras e para que seja possível identificar quem realmente está cumprindo com a jornada de trabalho combinada.
Para facilitar esse controle, a tecnologia é quesito importante, afinal ter esse controle em papel dificultará essa gestão.
A CLT possui um capítulo todo sobre esse assunto, mas exclui o trabalhador em home office das disposições sobre jornada de trabalho. Mas se tratando de uma situação momentânea e atípica, devido à necessidade de isolamento social a qual estamos vivendo, as normas sobre jornada se mantêm as mesmas do trabalho presencial.
Sendo assim, o funcionário em trabalho remoto tem, diante da lei, os mesmos direitos e deveres que qualquer outro colaborador da empresa.
Assim, nada impede a empresa de estabelecer formas de controle, através de atribuição de tarefas a serem realizadas ou controle de ponto online, para controlar a jornada de trabalho dos seu colaboradores.
Se desejar saber mais sobre os Direitos e Deveres no Home Office, clique aqui.
Controle de frequência virtual
O controle de ponto online pode ser utilizado no Home Office, isso permitirá que o colaborador registre seus horários de entrada, saída e intervalos. Essas ferramentas online existem tanto para computadores, quanto em aplicativos para celulares e tablet. Assim, esses estados, com datas e horários vão compondo o banco de horas do colaborador.
No entanto, sabemos que exercer a supervisão quanto à real permanência do trabalhador em seu posto de trabalho se torna complicada estando estes distantes um do outro. Atrelado a isso, outra dica importante é distribuir tarefas, gerindo o tempo do colaborador.
Se desejar ver conteúdo sobre gestão da produtividade no Home Office, clique aqui.
Se desejar saber mais sobre Ferramentas para Controle de Jornada no Home Office, clique aqui.
Gestão de Equipe
O home office é uma modalidade que atrai a maioria das pessoas, no entanto, nem todos têm o perfil para exercê-lo. São necessários comprometimento e organização para desempenhar o home office.
A melhor forma de avaliar o desempenho de um funcionário em home office e controlar sua jornada de trabalho é através das tarefas realizadas e metas atingidas. A gestão de equipes é de fundamental importância.
As metas de trabalho, como quantidade, qualidade e tempo para entrega, devem ser claras e, em especial, dimensionadas para o tempo de jornada diária de trabalho. Não só atribuir as tarefas, mas analisar os resultados obtidos faz parte da gestão e ajudará a melhorar cada vez mais esse processo.
Existem diversas ferramentas que podem contribuir para a adaptação tanto das lideranças, quanto das equipes ao trabalho Home Office, uma delas é o Time Web. O Time Web é um software de Gestão de Produtividade, que possui diversas ferramentas para facilitar a gestão de equipes, como atribuição de tarefas e controle de atividade do colaborador. Esse software é utilizado para simplificar a gestão do trabalho Home Office. Para quem deseja conhecer melhor suas funcionalidades, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.
Veja mais:
Controle da Produtividade no Home Office
Desafios Enfrentados no Home Office
Dificuldades Encontradas no Home Office
Gestão da Comunicação no Home Office
Gestão da Produtividade no Home Office