Dificuldades Encontradas no Home Office
Trabalho Remoto
O trabalho remoto ou home office ganhou visibilidade e mais adeptos nos últimos anos, vários são os fatores que contribuíram para isso, podemos citar o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação remota; a crise econômica mundial que fez com que pessoas precisassem abrir seu próprio negócio, se reinventar; o crescimento do mercado digital, com vendas online tanto de produtos como de alguns serviços; e agora, mais recente, a crise na saúde mundial.
Trabalhar em sua própria casa pode ser uma ótima alternativa, desde de que a produtividade não seja afetada. Para que o trabalho funcione bem em sua casa, é necessário muita disciplina e comprometimento. Como em qualquer mudança, algumas dificuldades surgirão. A boa notícia é que todos podem ser superados, basta informação e força de vontade.
Se desejar ver conteúdo sobre gestão da produtividade no Home Office, clique aqui.
Se desejar ver conteúdo sobre Dicas para melhorar a produtividade no Home Office, clique aqui.
Veja exemplos de ferramentas que podem facilitar a Gestão de Produtividade da sua equipe no home office, clique aqui.
Dificuldades encontradas durante o Home Office
Disciplina
Manter-se focado e longe das distrações pode ser algo fácil na teoria, mas pode não ser bem assim na prática. Trabalhar na cama ou no sofá, de pijama, com celular próximo, pet e filho brincando por perto é fria, além de logo você começar a ser incomodado pelas dores, os seus resultados também serão afetados.
Durante o home office, tente manter a sua rotina, na medida do possível, como o horário de acordar, tomar café da manhã, tomar banho, trocar de roupa, pois isso vai ajudar o seu corpo e seu cérebro a entender que mesmo em casa aquele horário é de trabalho. A organização do ambiente também influenciará em sua disciplina. Tenha por perto apenas o que é preciso para realizar suas atividades. Planeje seu dia, programe as atividades.
Veja dicas para manter a disciplina no Home Office, clique aqui.
Comunicação
Uma boa comunicação e a troca de experiências entre as pessoas envolvidas na empresa é de suma importância para o desenvolvimento da organização. Por isso, trabalhar remotamente sem antes garantir uma boa estratégia de comunicação entre os integrantes do time é um erro.
É preciso definir quais as ferramentas que serão utilizadas e orientar para quando cada uma delas será adequada.
Veja dicas para melhorar a gestão da comunicação no Home Office, clique aqui.
Veja exemplos de ferramentas que podem facilitar a comunicação da sua equipe no home office, clique aqui.
Tecnologia
Muitas pessoas não estão familiarizadas com a tecnologia como deveriam. E nesse momento, utilizar a tecnologia ao máximo a favor do seu negócio é se manter conectado mesmo à distância. É preciso que a área de suporte em tecnologia esteja disponível para auxiliar e solucionar quaisquer problemas dessa natureza.
Com várias pessoas dentro de casa utilizando a internet durante longos períodos é possível que os trabalhadores enfrentem problemas de conexão com uma rede sobrecarregada. As operadoras estão tomando medidas para evitar esses problemas, mas em casa você pode fazer sua parte, evitando fazer downloads de arquivos pesados durante o horário comercial, posicionar o roteador corretamente, desabilitar o uso de vídeo em chamadas de videoconferência.
Foco
Manter o foco durante o horário de trabalho é essencial para obter bons resultados e evitar possíveis falhas. Com as distrações tão perto, manter a concentração se torna uma grande dificuldade.
Deixe claro para seus familiares que estar em casa não é estar disponível, que mesmo em casa você está trabalhando, e que questões pessoais devem ser conversadas fora do horário de trabalho. Explique às pessoas que moram com você qual é o seu horário de trabalho, que você não deve ser interrompido, que evitem barulho, peça a colaboração de todos. Separe um ambiente adequado na sua casa destinado ao trabalho e elimine as fontes de distrações.
Veja dicas de ergonomia no Home Office, clique aqui.
Veja dicas de organização no Home Office, clique aqui.
Existem diversas ferramentas que podem contribuir para a adaptação tanto das lideranças, quanto das equipes ao trabalho Home Office, uma delas é o Time Web. O Time Web é um software de Gestão de Produtividade, que possui diversas ferramentas para facilitar a comunicação e a gestão de equipes. Esse software é utilizado para simplificar a gestão do trabalho Home Office. Para quem deseja conhecer melhor suas funcionalidades, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.
Veja mais:
Controle da Produtividade no Home Office
Controle de Jornada no Home Office
Gestão da Comunicação no Home Office