Liderança no Home Office
Papel da liderança durante o Home Office
O home office traz consigo alguns desafios, e para a liderança não é diferente. Exercer a liderança durante o home office pode exigir algumas adaptações para que a gestão seja eficaz e consiga trazer bons resultados. Afinal, um líder é avaliado pelo desempenho da sua equipe e se a equipe não apresenta bom desempenho, cabe ao líder ajudar a resolver essa questão.
Algumas empresas já utilizam desse método de trabalho, o home office, portanto, estão mais familiarizadas com a gestão à distância. Mas muitas estão utilizando do teletrabalho pela primeira vez. Pensando nessas empresas, separamos algumas dicas para que a liderança possa ser realmente eficaz e contribuir positivamente na adaptação da equipe durante o home office e na manutenção do mesmo, para que se consiga obter os melhores resultados.
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Dicas para ser um bom líder durante o home office
Disponibilidade
A liderança remota é um desafio, pois assim como no trabalho presencial, dúvidas e problemas surgem a todo momento, e cabe ao líder resolvê-las ou procurar ajuda para resolvê-las. Portanto, para que os membros da sua equipe possam relatar essas questões e possam também entrar em contato com você, é preciso que você esteja disponível para isso.
Obviamente que, como toda pessoa, pode ser que você não fique o tempo todo do expediente disponível, podem surgir imprevistos e até demandas que necessitam de uma dedicação maior e que requer concentração. Por isso, combine com a sua equipe qual a melhor forma de te abordar, como você pode informá-los caso não haja disponibilidade naquele momento, se há como eles checarem isso antes de te abordar.
Comunicação clara
Em complementação ao que foi dito no item acima, a comunicação durante a gestão é essencial, só assim dá para saber como anda as atividades, se há dúvidas, empecilhos. Sabemos que problemas advindo de falta ou erro de comunicação só nos trazem prejuízos, assim, o cuidado deve ser redobrado no trabalho à distância. Dessa forma, a comunicação no home office deve ser clara.
Outro ponto importante é definir e comunicar à equipe quais as ferramentas de comunicação que serão usadas, e como utilizá-las adequadamente, oferecendo treinamentos, se necessário.
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Empatia
É preciso ter empatia e paciência com o momento, pois a adaptação à essa nova rotina pode não ser tão simples. Esteja disposto a ajudar seu time, dando dicas de ambiente adequado, ferramentas de comunicação, esteja disposto à ensinar aqueles que não estão acostumados a utilizar essas ferramentas, deixe claro quais são as expectativas, e demonstre confiança em seu time. Afinal, qualquer processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados.
Trabalhe a Motivação e a Confiança
Um funcionário eficaz desenvolve seu trabalho levando como parâmetro as metas estabelecidas pelo time e os objetivos que ele projeta para si na carreira dentro da empresa. Demonstre que está ali para ajudá-los e não só para cobrá-los. Essa confiança fará com que ele busque sua ajuda no momento que precisar. Dê feedbacks constantemente, de forma individual e em grupo, para que todos estejam sempre alinhados.
Existem diversas ferramentas que podem contribuir para a adaptação tanto das lideranças, quanto das equipes ao trabalho Home Office, uma delas é o Time Web. O Time Web é um software de Gestão de Produtividade, que possui diversas ferramentas para facilitar a comunicação e a gestão de equipes. Esse software é utilizado para simplificar a gestão do trabalho Home Office. Para quem deseja conhecer melhor suas funcionalidades, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.
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